sábado, 31 de janeiro de 2009

O sol

Vejam estas imagens espectaculares do sol


Fig. 1 - Imagem do sol animado (ao longo de 6 dias seguidos)
(Fonte: SOHO/EIT consortium)



Fig. 2 - Erupção na superfície solar
(Fonte: NASA/STEREO)





Fig. 3 - Superfície do sol
(Fonte: Swedish 1-m Solar Telescope (SST) operado pela Academia Sueca de Ciências, Oddbjorn Engvold, Jun Elin Wiik, Luc Rouppe van der Voort)



Fig. 4 - Mercúrio em trânsito em frente ao sol
(Fonte: NASA/TRACE)




Fig. 5 - A lua em trânsito em frente ao sol
(Fonte: NASA/STEREO)




Estas e outras imagens impressionantes do sol podem ser vistas em: http://www.boston.com/bigpicture/2008/10/the_sun.html

Rui Reininho - Bem bom

Esta versão de Bem Bom de Rui Reininho, não sendo propriamente fantástica, é agradável e muito melhor que a versão original das Doce, de 1982.

Islândia poderá aderir à União Europeia em 2011

A Islândia poderá aderir à União Europeia(UE) em 2011, ao mesmo tempo que a Croácia, naquela que seria a mais rápida adesão de sempre de um Estado à União, revela a edição de hoje do diário britânico Guardian. A hipótese é avançada pelo comissário europeu para o Alargamento, Oli Rehn, num momento em que Bruxelas espera um pedido de adesão de Reiquejavique.“A UE prefere a adesão simultânea de dois países, em vez de adesões individuais. Se o pedido de adesão da Islândia for rápido e se as negociações forem céleres, então a Croácia e a Islândia poderão aderir em paralelo.”, disse Oli Rehn, citado pelo Guardian. “[A Islândia] é uma das mais antigas democracias do mundo e a sua posição estratégica e económica faria dela um forte activo para a UE”, acrescentou o comissário, que assume o seu apoio à adesão da ilha, de 320 mil habitantes. Esta posição é apoiada por outros diplomatas europeus ouvidos pelo diário britânico em Bruxelas. A República Checa, que está actualmente na presidência da UE e a Suécia, que ocupará essa posição a partir de Julho, estão disponíveis para acelerar o processo, afirma o diário. O colapso financeiro do país levou à queda do governo conservador, no poder há 18 anos, que será substituído por um novo Executivo interino formado pela Aliança Social Democrata e pelo Movimento Verde Esquerda, que deverá tomar posse amanhã. O novo governo estará em funções até às eleições de 9 de Maio e a adesão à UE será um dos temas chave da campanha eleitoral. Se a adesão se concretizar, a Islândia será o vigésimo nono membro da União Europeia, que congrega actualmente 27 países. (Público, 30.01.09)


Será que a Islândia será de facto "um forte activo para a UE"?

Islândia deverá ter a primeira chefe de Governo lésbica do mundo


Johanna Sigurdardottir


A Islândia deverá ser o primeiro país a ter um político assumidamente homossexual como primeiro-ministro: Johanna Sigurdardottir, de 66 anos, da Aliança Social Democrática, que deverá formar governo com o Movimento Verde-Esquerda. Sigurdardottir, que era ministra dos Assuntos Sociais no Governo de Geir Haarde, que se demitiu na segunda-feira, é a política mais popular do país. Num momento de grande impopularidade de políticos e financeiros, desde que a crise económica mundial levou ao afundamento das contas da Islândia em Outubro, ela conseguiu a proeza de ter a aprovação de 73 por cento dos islandeses. O seu Governo, no entanto, vigorará apenas até às eleições legislativas antecipadas, cuja data falta marcar. A mais falada é 9 de Maio. O partido que as sondagens dizem reunir mais preferências dos eleitores é o Movimento Verde-Esquerda, que formará coligação com os sociais-democratas de Sigurdardottir. Uma das primeiras acções esperadas do novo Governo deverá ser o afastamento do actual governador do banco central islandês, David Oddson. A medida foi até já preconizada pelo Presidente da República, Oláfur Ragnar Grímsson, em declarações à BBC.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

20 conselhos saudáveis de Harvard e Cambridge


As universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual, que partilho agora convosco.

1- Um copo de sumo de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

2 – Salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).

3- Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral que tem quase 4 vezes mais fibras, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro do que tem o pão branco.

4- Mastigar os vegetais por mais tempo : isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar liberta sinigrina e quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.

5- Adotar a regra dos 80%: Servir-se menos 20% da comida que ia ingerir evita transtornos gastrointestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

6- O futuro está na laranja : reduz em 30% o risco de cancro do pulmão.

7- Fazer refeições coloridas como o arco-íris :
Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

8- Comer pizza. Mas escolha as de massa fininha :
O Licopene, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza.

9- Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente :
As escovas podem espalhar gripes e constipações e outros germes. Assim, é recomendável lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes por semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10- Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam a sua memória... :
Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos.

11 – Usar fio dental e não mastigar chicletes :
Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos à sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.

12- Rir :
Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o stresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.

13- Não descascar com antecipação :
Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o cancro.

14- Ligar para seus parentes/pais de vez em quando :
Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afectivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem hipertensão, alcoolismo ou doenças cardíacas em precoce.

15- Beber uma chávena de chá :
O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma chávena diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelitas também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

16- Ter um animal de estimação :
As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de stresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. As mascotes fazem-no sentir-se optimista, relaxado e isso baixa a tensão arterial. Os cães são os melhores, mas até uns peixinhos dourados podem causar um bom resultado.

17- Colocar tomate ou verduras frescas no sanduíche :
Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School.

18- Reorganizar o frigorífico :
As verduras em qualquer lugar do seu frigorifico perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o cancro que todo os vegetais têm. Por isso é melhor usar a área reservada a eles, aquela caixa bem em baixo.

19- Comer como um passarinho :
A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

20- E, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida :
-comer chocolate. Duas barras por semana prolongam em um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.
- pensar positivamente. Pessoas optimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que ppara além disso apanham gripes e constipações mais facilmente.
- ser sociável. Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contacto com a família.
- conhecer-se a si mesmo. Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo. Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos... É exactamente o que diz uma certa frase de Sêneca:


'Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável'!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Quarenta milhões podem perder emprego este ano no mundo

Pior dos cenários da Organização Internacional do Trabalho

Quarenta milhões de pessoas podem engrossar este ano o número de desempregados no mundo, se a situação económica se continuar a deteriorar, prevê a Organização Internacional do Trabalho (OIT), num relatório hoje divulgado. No quadro mais grave, o número de desempregados subiria para 230 milhões, mais 40 milhões do que os 190 milhões das estimativas existentes para 2008, refere o relatório anual da organização sobre tendências do mercado de trabalho.Só nas economias mais desenvolvidas e países da União Europeia, o número de desempregados poderia, no cenário mais negro, aumentar oito milhões – dos 32 milhões estimados para 2008 para 40 milhões. O agravamento da situação económica empurraria também 200 milhões de trabalhadores, principalmente das economias em desenvolvimento, para situações de pobreza extrema.O relatório da OIT, uma organização tripartida em que têm assento governos, organizações patronais e laborais, traça três cenários. O mais optimista, baseado nas projecções do Fundo Monetário Internacional (FMI) de Novembro de 2008, aponta para uma taxa global de desemprego de 6,1 por cento, contra seis em 2008 e 5,7 em 2007, o que implicaria um aumento de oito milhões de desempregados. Com uma degradação maior do que o previsto em Novembro, a taxa de desemprego subiria para 6,5 por cento, correspondendo a um aumento de 20 milhões de desempregados quando comparado com as estimativas de 2008.No pior cenário, tendo em conta os dados actualmente disponíveis, o desemprego global poderia subir para 7,1 por cento, com um aumento do número de desempregados em mais de 40 milhões de pessoas. Os dados da OIT tomam como base a existência de 179 milhões de desempregados em 2007 e estimativas de 190 milhões em 2008. “A mensagem da OIT é realista, não alarmista. Estamos numa crise global de emprego. Muitos governos estão conscientes e a actuar, mas é necessária uma mais decisiva e coordenada acção internacional para impedir uma recessão social global”, disse o director-geral da OIT, Juan Somavia. A procura de respostas para a crise, na perspectiva do mundo do trabalho, estará em discussão na 8ª Reunião Regional Europeia da OIT, marcada para os dias 10 a 13 de Fevereiro em Lisboa, um encontro em que está prevista a participação de cerca de 500 especialistas indicados pelos governos e parceiros sociais dos 51 estados membros da OIT Europa. (Público, 28.01.09)

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Islândia, Naturalmente!

Vejam agora um vídeo promocional do turismo da Islândia. É um país com paisagens naturais fantásticas, com muito gelo e fogo.

Músicos irlandeses - Björk e Sigur Rós

Já que falamos na Islândia, fiquem com uma pequena amostra da música islandesa: Björk e Sigur Rós.

Björk - It's Oh So Quiet (cliquem no lado direito do vídeo para conseguirem uma imagem com melhor qualidade)




sigur rós - staralfur (uma canção talvez muito estranha para a maioria de vocês que não estão habituados a estas melodias)

Governo islandês demite-se


O primeiro-ministro islandês Geir Haarde anunciou hoje a demissão imediata do seu governo, consequência da crise económica que abala o país há quatro meses. O Partido da Independência, formação de centro-direita do primeiro-ministro, partilhava o poder com o partido social-democrata desde Maio de 2007. A demissão do governo, hoje anunciada em conferência de imprensa, era já expectável, depois de Geir Haarde ter marcado, na passada sexta-feira, eleições antecipadas para o próximo dia 9 de Maio, em vez de manter o Executivo em funções, como seria se esperar, até 2011. Na mesma ocasião, o primeiro-ministro indicou que não se iria apresentar às eleições, revelando que sofre de um cancro no esófago. A medida foi tomada sob pressão da população islandesa, que reclama há mais de um mês a demissão do governo, após o início da crise económica mundial que lançou aquele país nórdico para a bancarrota. No sábado saíram às ruas cerca de 5000 pessoas, a fim de reclamar a demissão imediata do governo. A Islândia, ilha de 320 mil habitantes que não faz parte da União Europeia e que baseou a sua prosperidade num sector bancário hipertrofiado, viu a sua economia devastada pela crise financeira internacional que apanhou o mundo de surpresa no último Outono.

Fonte: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1357547&idCanal=11


O governo islândes é o primeiro a cair com a crise financeira e económica mundial. A Islândia que era considerado no ano passado o país mais desenvolvido do Mundo, com o maior IDH, encontra-se em numa situação muito grave - BANCARROTA!

Rui Veloso - Porto Sentido

Esta é uma das canções da minha vida. É o verdadeiro hino da cidade do Porto.

Rui Veloso no Concerto dos 20 Anos de Carreira.


Quem vem e atravessa o rio
Junto à serra do Pilar
vê um velho casario
que se estende ate ao mar

Quem te vê ao vir da ponte
és cascata, são-joanina
dirigida sobre um monte
no meio da neblina.

Por ruelas e calçadas
da Ribeira até à Foz
por pedras sujas e gastas
e lampiões tristes e sós.

E esse teu ar grave e sério
dum rosto e cantaria
que nos oculta o mistério
dessa luz bela e sombria

[refrão]
Ver-te assim abandonada
nesse timbre pardacento
nesse teu jeito fechado
de quem mói um sentimento

E é sempre a primeira vez
em cada regresso a casa
rever-te nessa altivez
de milhafre ferido na asa

Carlos Tê

Tem 8 anos e anda na universidade


O inglês Ainan Cawley é considerado o menino mais inteligente do mundo. Tem oito anos e estuda química numa universidade, um ano depois de ter passado no exame de acesso à Universidade.
O menino sobredotado começou a andar aos dois meses, a falar os quatro e aos oito meses já lia. Apesar de ser um prodígio, faz uma vida normal. Vive em Singapura com a família expatriada e confraterniza com crianças da mesma idade, segundo o pai do menino.
“Ele tem muitos amigos da mesma idade e brinca com jogos tal como qualquer outro rapaz de oito anos. No entanto, relaciona-se com adultos de forma fácil”, explica: “É um rapaz dotado para explorar e perceber coisas, especialmente ciência”, acrescentou, em declarações ao tabelóide britânico "The Sun". (JN, 27.01.09)



Fantástico! Será que este menino-prodígio vai ter de facto uma vida normal?

sábado, 24 de janeiro de 2009

Fim das actividades lectivas para o 11.º e 12.º anos foi antecipado para 05 de Junho

O fim das actividades lectivas para o 11.º e 12.º anos foi antecipado para 05 de Junho, devido à necessidade de concluir o processo de exames antes das férias, anunciou hoje o Ministério da Educação. Em despacho publicado quinta-feira, em Diário da República, a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, determinou que as aulas do 11.º e 12.º anos terminem a dia 05 de Junho, uma quinta-feira, em vez de dia 09 do mesmo mês, uma terça-feira, para que o processo de exames nacionais de acesso ao ensino superior esteja concluído antes das férias de Verão. A primeira fase dos exames do 11.º e 12.º anos inicia-se a 18 de Junho. Para os restantes anos de escolaridade, o ano lectivo acaba a partir de dia 19 de Junho. O objectivo da antecipação do final do ano lectivo no 11.º e 12.º anos, segundo o despacho, é "conciliar os interesses das famílias dos alunos com os decorrentes da organização das escolas, o exercício do direito às férias dos diversos intervenientes nas actividades escolares e a necessária celeridade do processo de acesso ao ensino superior". O Ministério da Educação diz ter tido também em conta os "constrangimentos que derivam das datas dos feriados nacionais" para alterar a data de encerramento do ano lectivo.

Humanos - Maria Albertina

O Bairro do Aleixo é um inferno


O presidente da Junta de Freguesia de Lordelo do Ouro, Alberto Lima, defende a demolição gradual no bairro do Aleixo, considerando que «as casas e as pessoas têm que estar separadas».
O bairro do Aleixo, considerado como um dos mais problemáticos do Porto, é um local onde o tráfico e o consumo de drogas acontecem às claras, todos os dias da semana.
«A criminalidade e a impunidade tomam de refém o bairro inteiro e as autoridades evitam entrar», afirmou à Lusa Alberto Lima, que se confessa «desagradado» com a situação. Na opinião do autarca, o Aleixo, que é constituído por cinco torres, cada uma com 13 pisos, e se encontra degradado, «precisa de desaparecer, ser convertido».
«Recuperar o bairro estruturalmente não compensa», disse, acrescentando que a Câmara do Porto devia demolir de forma parcial aquelas torres e construir um bairro novo, mais pequeno, como o de Parceria e Antunes, um complexo habitacional novo, composto por 54 fogos, construído pelo actual executivo, liderado por Rui Rio.

O Aleixo, construído há mais de 30 anos, fica situado num terreno com vista privilegiada para o Rio Douro, numa zona onde, apesar do ambiente que ali se vive, está já cheia de condomínios de luxo.
O presidente da junta criticou o facto da PSP não realizar patrulhas a pé no bairro e aparecer de quando em vez. «A Torre 1 tem um mercado livre e pujante ali instalado, com conhecimento de todos», disse, acrescentando que ele próprio se questiona por que razão o fenómeno acontece ali, daquela forma.
Quando a PSP marca presença no local, disse, «sabe-se que o fenómeno transita, não na mesma escala, para outro bairro, como a Pasteleira ou o Pinheiro Torres». Estes são outros dois bairros localizados na freguesia que lidera que, ao todo, conta com nove complexos municipais.
Alberto Lima frisou que «há concentração de problemas por haver concentração de bairros», sendo que cerca de 45 por cento dos 22 mil habitantes de Lordelo vivem em casas municipais.
Apesar de tudo, o autarca congratula-se com o facto da freguesia ser «muito pacata», onde, na generalidade, as pessoas «são bem-educadas e nada agressivas». (Diário Digital, 08.03.08)




O que pensam das ideias defendidas pelo presidente da Junta de Freguesia de Lordelo do Ouro (Porto)? A demolição do bairro do Aleixo será a melhor solução? Haverá alternativas?

O Mercado do Bolhão vai ser reabilitado


O mercado do Bolhão vai ser reabilitado e a Câmara Municipal pretende que este venha a ser um pólo dinamizador da Baixa. Leiam a notícia do Público sobre este projecto camarário.


O programa preliminar para o Mercado do Bolhão, apresentado esta manhã pelo vereador do Urbanismo da Câmara do Porto, Lino Ferreira, tem como conceito subjacente um mercado “de aromas e sabores tradicionais”. O documento, já entregue ao Igespar (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico) no início da semana, preconiza a manutenção do espaço enquanto local de oferta de produtos tradicionais (mercado de frescos, peixe ou flores), acrescido de outras valências complementares. Lino Ferreira quer o mercado aberto de manhã até ao final da noite, para que seja um pólo de dinamização da Baixa da cidade. O vereador espera que, no final da próxima semana, o Igespar tenha aprovado o programa, podendo dar início ao projecto-base do novo mercado. Adiantando que “não vale a pena inventar muito”, Lino Ferreira explicou que o Bolhão deverá seguir o modelo adoptado pelos mercados de Barcelona, em Espanha, reconhecidos como um exemplo de sucesso. O interior do mercado vai ser completamente requalificado, criando-se condições de salubridade e segurança para a venda de legumes, fruta, peixe ou flores. Deverão ser criadas pequenas lojas para a venda de produtos regionais, de todo o país, e até da Galiza que, preferencialmente, serão usados pelos restaurantes do local na confecção das refeições. Lojas de vinhos, queijos ou pastelarias tradicionais são outros dos espaços que a Câmara acolherá com bom grado. O objectivo é que o mercado funcione “de manhã até ao fim da noite”, animado por música, exposições e outros tipos de animação que Lino Ferreira quer ver por ali diariamente. No exterior, para já, a parte comercial não sofrerá grandes alterações. O vereador do Urbanismo garante que os comerciantes actuais poderão manter os seus negócios e respectivos horários, sendo certo que se decidirem entregar as lojas à câmara ou realizar um trespasse, os novos negócios que substituirão os actuais terão que se coadunar com o novo conceito do Bolhão. Ainda ao nível da gestão comercial, os dois torreões do mercado vão ser transformados em unidades comerciais únicas, ou seja, a mesma loja irá ocupar todos os andares do torreão, ao contrário do que acontece hoje. O Mercado vai ser totalmente reabilitado, incluindo as fachadas exteriores, e o projecto que o Igespar vai desenvolver deverá incluir a cobertura do espaço. Uma cobertura “leve” frisou o vereador, mas que torne o local mais confortável. Conforme já fora anunciado, o Bolhão não terá parque de estacionamento subterrâneo, mas há uma nova alternativa a ser estudada neste campo. A intervenção do lado sul do mercado, que será necessária ao nível das fundações, permitirá estudar a possibilidade de ser criada uma passagem subterrânea, sob a Rua Sá da Bandeira, até ao Quarteirão de D. João I, que terá um grande parque de estacionamento. A ligação directa à estação de metro do Bolhão também deverá ser concretizada. Lino Ferreira disse ainda que o programa já foi discutido com algumas das associações representantes dos comerciantes, estando agendada para segunda-feira o último encontro com a associação que ainda não foi ouvida. A câmara, garantiu o vereador, está aberta a receber e incorporar sugestões no programa agora apresentado. Por enquanto não são levantadas hipóteses para a conclusão da reabilitação do mercado, mas Lino Ferreira diz ter a esperança que a adjudicação da obra se realize ainda este ano. A expectativa é que os trabalhos possam ser realizados sem que os comerciantes tenham que abandonar por completo o Bolhão, embora este aspecto não esteja completamente definido. (Público, 23.01.09)



O que pensam deste projecto de reabilitação do mercado do Bolhão? Será que poderá constituir, de facto, um pólo de dinamização da Baixa do Porto?

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Morreu João Aguardela da banda "A Naifa"


O músico e compositor João Aguardela, do grupo A Naifa, faleceu domingo aos 39 anos de idade vítima de cancro, no Hospital da Luz em Lisboa, segundo um comunicado oficial da banda.
João Aguardela integrou no passado colectivos como Sitiados, Linha da Frente ou Megafone. O músico havia editado com A Naifa o álbum "Uma Inocente Inclinação Para o Mal" no ano passado.
Os Sitiados, a primeira banda de João Aguardela, editaram em 1992 o seu álbum de estreia, sendo de 1999 a edição do seu último registo.
Posteriormente, o músico fundou os Megafone, que editaram quatro discos, o projecto Linha da Frente, que musicou textos de Ary dos Santos, Manuel Alegre e Alexandre O´Neill, entre outros.
Em 2004,fundou A Naifa com Luís Varatojo, Maria Antónia Mendes e Paulo Martins. O grupo gravou temas com letras de escritores como José Luís Peixoto, Adília Lopes ou Pedro Sena-Lino.

Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1073844


Sitiados - "Vida de Marinheiro" ao vivo em 1994 (som com pouca qualidade)



A Naifa - "Monotone"

Número de desempregados é o mais alto desde 2004


O número de desempregados inscritos nos centros de emprego cresceu 6,6 por cento em Dezembro face ao mesmo mês de 2007, prolongando a subida iniciada em Outubro e marcando o acréscimo mais elevado desde Setembro de 2004.

De acordo com dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o número de desempregados incritos totalizava 416.005 em Dezembro, mais 25.725 inscrições do que no mesmo mês de 2007 e mais 7.407 desempregados do que em Novembro.

A variação mensal foi assim de 1,8 por cento.

Para o aumento do número de desempregados inscritos nos centros do emprego em relação a Dezembro de 2007 contribuíram, essencialmente, a subida do desemprego entre os homens (mais 14,9 por cento), entre os jovens (mais 5,7 por cento) e adultos (mais 6,7 por cento).

A procura de um novo emprego motivou o registo de 92 por cento dos desempregados, verificando-se um aumento de 8,2 por cento face ao mês homólogo de 2007, enquanto a procura do primeiro emprego diminuiu no período considerado 8,8 por cento.

"Todos os níveis de habilitação escolar apresentavam mais desempregados do que há um ano, com excepção do nível superior", que diminuiu 4,1 por cento, acrescenta o IEFP.

Os desempregados com o 3º ciclo do ensino básico foram o grupo em que o desemprego mais cresceu em termos homólogos, com uma variação de 13,7 por cento.

"Comparativamente ao mês homólogo de 2007 assistiu-se ao aumento do desemprego de curta duração (17,9 por cento) enquanto o de longa duração se mantinha em descida (9,3 por cento", revela o instituto. (JN)

Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1075594

O desemprego é um dos problemas mais graves que o nosso país vai enfrentar em 2009, com tendência para se agravar. Reparem na frase a negro: "Os desempregados com o 3º ciclo do ensino básico (só com o 9º ano) foram o grupo em que o desemprego mais cresceu". O que é que este dado pode significar?

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Bruce Springsteen - Born in the USA

A propósito da tomada de posse de Barack Obama como presidente dos EUA é a altura de vermos o "Boss" (Bruce Springsteen) e o seu "Born in the USA"

Btuce Springstein Born in the U.S.A.

Barack Obama é já o 44º Presidente dos EUA


Finalmente, Barack Obama tomou posse como 0 44º presidente dos EUA. Hoje é um dia histórico para os EUA e para todo o Mundo Ocidental - o primeiro presidente afro-americano. Obama representa uma grande expectativa não só para o povo norte-americano mas também para a maior parte do Mundo.


Será que ele vai corresponder às grandes expectativas que o Mundo depositou nele, apesar da grande crise económica e financeira que afecta todo o Mundo? Será que o vão deixar governar de acordo com o seu projecto de governação?


Para conhecerem melhor o conteúdo do discurso de Obama cliquem aqui.


Vejam neste vídeo uma reportagem da agência Associated Press com a tomada de posse de Barack Obama

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

The Walkabouts - The Light Will Stay On



Se quiserem ouvir mais músicas deste grupo norte-americano cliquem aqui (MySpace)

Para entender a crise financeira - The Last Laugh - Subprime

Vejam este vídeo de 8 minutos que faz parte do programa "The Last Laugh" e descubram, com muito humor requintado, como os mercados financeiros realmente funcionam e o que é que deu origem à actual crise financeira mundial, especialmente nos chamados produtos de "subprime". O vídeo está legendado em português (do Brasil).


sábado, 17 de janeiro de 2009

Greve de Professores no dia 19 de Janeiro

Este post serve unica e exclusivamente para informar os meus alunos que decidi fazer greve no dia 19 de Janeiro, pelo que não haverá aula de Geografia nas turmas do 11º I e 12º H, nem aulas de apoio à tarde. Aproveitem bem esse dia.
Bom fim -de-semana para todos.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Xutos & Pontapés - A minha casinha

No ano em que os Xutos comemoram o seu 30º aniversário é a altura certa para recordarem a sua "casinha". É a minha homenagem a este grande grupo do rock português, que se tornou numa verdadeira instituição.
Parabéns Xutos e Pontapés!


Jovens portugueses estão viciados no telemóvel


A dependência dos telemóveis é uma das características que marca a sociedade actual. Para perceber até que ponto os jovens andam de mãos dadas com aqueles dispositivos, o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa decidiu efectuar um estudo, denominado "E-generation: os usos dos media pelas crianças e jovens em Portugal". Através desta análise conclui-se que seis em cada dez alunos nunca desligam os telemóveis quando estão na escola e que 74 por cento apenas o faz porque o telemóvel "só lhe é útil se estiver constantemente ligado". Não ter o dispositivo consigo ou mantê-lo desligado é algo que, para 54 por cento dos inquiridos, causa muita ansiedade. A necessidade de se manter contactável leva a que 21 por cento dos jovens não desligue ou tire o som do telemóvel em situação alguma, nem quando estão em velórios, funerais, missas, consultas ou em tratamentos médicos. Num inquérito que abordou 1353 crianças e jovens até aos 18 anos, percebeu-se ainda que a maioria recebeu um telemóvel quando completou 11 anos e que raros são aqueles que ainda não possuem um. Quem já carrega consigo um telemóvel, diz que em média faz mais de três telefonemas por dia e envia 26 mensagens. Contudo, há quem chegue às 80 chamadas diárias e ao envio de 99 SMS. O estudo mostra ainda que, em média, o gasto mensal em telemóvel é de 19 euros, com os carregamentos totais de um mês a variar entre os cinco e os 200 euros, para os mais gastadores. É junto dos utilizadores com idades entre os 16 e os 18 anos que a factura sobe mais, com a média mensal a ir até aos 30 euros. Os destinatários das mensagens são quase sempre os amigos (77 por cento) e quase metade dos inquiridos assume que utiliza os SMS para namorar. Há ainda que diga que já utiliza as mensagens escritas para seduzir alguém e quem aceite encontros amorosos através do mesmo sistema. Fernando Gomes da Confederação das Associações de Pais, citado pelo Correio da Manhã, diz que, apesar de não "ficar surpreendido" com os resultados, a verdade é que o comportamento dos jovens é inaceitável e "aditivo". (Sapo, 02.06.08)



O que dizem da importância dos telemóveis para os jovens e adolescentes? Até que ponto vocês são viciados em telemóveis?

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Aquarela do Brasil - Zé Carioca e Pato Donald no Rio de Janeiro

Ainda no Brasil, vejam uma curta animação de 1942, como só os estúdios de Walt Disney eram capazes de fazer:"Aquarela do Brasil"com Zé Carioca e o Pato Donald. É o Brasil com muita imaginação, fantasia e cor. Ainda gostam deste tipo de animação? Dedico este vídeo a todos aqueles que ainda sabem preservar o seu lado infantil (no bom sentido da palavra).

Tribalistas - Já sei namorar

De regresso à música popular brasileira com os Tribalistas (Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown) e "Já Sei Namorar".

Dicas para poupar em tempos de crise

Este "post" baseia-se numa notícia do JN de 27 de Dezembro e pode ser muito útil para todos nós. Se acharem bem partilhem-no com as vossas famílias.

Esticar o salário até ao final do mês não é fácil, mas alguns truques podem ajudar a cortar nas despesas quase sem se dar conta.
Do Brasil, Suyen Miranda viajou até Portugal para ensinar as pessoas a cortar nos gastos extra e a viver só com o ordenado e sem créditos ou cartões.
"As pessoas dizem que o dinheiro foge, mas o dinheiro não tem pernas para fugir". Pode é ser mal gasto, adiantou Suyen Miranda ao "jn negócios". Sobretudo em compras de impulso, muitas vezes fruto da insatisfação com a vida que se leva. Por isso, sugere que cada pessoa gaste consigo própria dois décimos do subsídio de Natal. "As pessoas têm de ter auto-estima e sentirem que trabalharam também para si mesmas e não só para pagar contas. Assim, serão mais produtivas e poderão fazer ainda mais dinheiro", explicou.
Na base do raciocínio está o conceito de fazer dinheiro (ganhar é na lotaria) e a ligação entre produção e valor: quem produz recebe um valor em troca. Daí a importância de as pessoas se sentirem bem consigo próprias, mas sem exageros. O principal, diz, é ceder à tentação do momento e comprar alguma coisa por impulso e sem ponderar.
"Muitas pessoas fazem compras para compensar outros vazios na vida", acredita Suyen Miranda. Para elevar a auto-estima e, ao mesmo tempo, resolver problemas financeiros, a conselheira sugere algumas dicas e regras simples.


Quatro Passos

Regra 1
Ter noção de tudo quanto se gasta. "Arranje um caderninho e anote tudo, mas mesmo tudo, o que gastar", disse. É importante não deixar nada de fora, nem que seja um simples café. Ao final de uma semana, a pessoa vê como gastou o dinheiro e, por norma, apanha um susto: Suyen Miranda assegura que, por norma, metade é gasto em itens dispensáveis, sobretudo de lazer. "É assim que a pessoa percebe que está descontrolada".


Regra 2
Depois de tomar consciência de que tem um problema financeiro, Suyen Miranda aconselha a pessoa a pensar num sonho, desde que seja razoável e realizável num prazo curto. "É importante definir objectivos específicos para poupar dinheiro, como ir passar férias ou fazer um curso". Se a pessoa está endividada, livrar-se das prestações também é um objectivo válido. Ter um objectivo palpável e realizável, diz, dá à pessoa o incentivo necessário para controlar os gastos.


Regra 3
Com a noção do problema e a motivação para o solucionar, é a altura de cortar os gastos desnecessários . "O caderninho já deu à pessoa a noção de todos os gastos supérfluos", pelo que é de esperar que essas compras desapareçam, pelo menos em grande parte, dos hábitos da pessoa, espera Suyen Miranda. Por isso, é preciso olhar para as despesas com a casa. No mesmo bloco de notas, a pessoa deve apontar quanto gasta com supermercado, água, energia, etc. E tentar gastar menos 10%.


Regra 4
Além de gastar menos, é sempre possível ganhar mais. Suyen Miranda deu um exemplo cada vez mais comum no Brasil: rapazes e raparigas que fazem bordados, sabonetes decorados ou outras recordações para festas de casamento ou para as empresas oferecerem que querem oferecer alguma coisa a parceiros de negócio pelo Natal, por exemplo. "Há sempre alguma coisa que uma pessoa sabe fazer bem e que pode aumentar o seu rendimento", disse.


Compras da semana
Passar a fazer as compras da semana e não do mês, como é costume em Portugal. Antes de sair de casa, pense numa lista de todas as refeições que se planeia fazer nos sete dias seguintes e dos ingredientes necessários. E depois faça uma lista e compre só esses produtos. As promoções podem ser um bom negócio, mas só para coisas que não se estraguem, como produtos de limpeza. E primeiro faça uma refeição: ir às compras de estômago vazio leva as pessoas a trazer mais coisas.


Regatear

Não existe o hábito de regatear e comparar preços. Se tiver tempo, pode procurar preços mais baixos e comprar coisas diferentes em sítos diferentes. Dependendo do tipo de produto e do sítio onde se compra é, até, possível regatear.


Cuidado com crianças

Evite levar as crianças, elas não têm noção de preço e querem sempre alguma coisa. Se não o puder evitar, leve um brinquedo para as entreter. Aproveite para comprar uns rebuçados e ter sempre alguns consigo. Assim, se a criança lhe pedir uma gulodice na rua, tem alguma para lhe dar, em vez de ter que comprar num café, onde por norma são mais caras.


Desligar aparelhos

A luz acesa numa divisão onde não está ninguém é desnecessária. E o stand by da TV ou da aparelhagem também consome energia. O melhor é desligar os aparelhos na tomada e não no comando.


Aquecimento

Tapar frestas e evitar correntes de ar ajuda a manter a casa quente. Se necessitar de um aqueceder, desligue-os mal a casa esteja quente e feche portas e janelas.


Lâmpadas

Vá trocando as lâmpadas antigas por novas de baixo consumo: usam um quarto da energia e duram mais tempo.


Passar a ferro

Em vez de passar algumas peças de roupa todos os dias, junte-as, passe-as uma vez por mês e gastará menos electricidade. Desligue o aparelho quando ainda faltarem algumas peças: ele manterá calor suficiente para as passar.


Chama-piloto

Quando se ausentar de casa por um período longo compensa desligar a chama-piloto do esquentador e pode poupar dezenas de euros por ano.


Evite o carro

Se tiver acesso a transportes públicos, use-os. Mas se o carro for imprescindível, faça uma lista das tarefas à sua espera e pense no melhor percurso. Assim gastará menos tempo e combustível.


Telemóvel

Use o telemóvel só para dar recados rápidos e prefira o fixo para comunicações mais demoradas.


Restaurantes

Se gosta de fazer refeições fora de casa, escolha um dia por semana para ir com a família, de maneira planeada, e deixar de ir ao restaurante por impulso.


Acabe com as prestações

Compras em prestações só de coisas que dão condições à pessoa de trabalhar e fazer dinheiro, como a casa ou o carro, se precisar dele para trabalhar. Em todos os outros casos, acabe com as prestações. Cada uma pode ser pequena e comportável, mas todas juntas podem "estourar" o seu orçamento.


Negoceie com o banco

Esta pode não ser a melhor altura, mas não perde nada em tentar renegociar o "spread" do seu crédito à habitação. Se tiver vários créditos ao consumo, junte-os num só. No final do prazo terá acabado por pagar mais dinheiro, mas pelo menos o valor da prestação mensal baixa.


Cartões de Crédito: deixe-os em casa

Tire o cartão de crédito da carteira e deixe-o em casa. Se quiser comprar alguma coisa e não tiver dinheiro, será forçado a ir a casa buscá-lo. No caminho, terá tempo para analisar se realmente precisa daquela compra ou se tem condições financeiras para a fazer. Assim se anula uma boa parte das compras por impulso.


Pagar 100%

Nunca pague só uma parte do cartão de crédito, os juros são demasiado altos. O melhor é definir logo à partida que, no final do mês, paga 100% do valor do cartão e certifique-se que só gasta o que puder pagar. Resista aos apelos dos bancos, que tentam convencer as pessoas a pagar só 15% ou 20% do valor em débito, para ganhar dinheiro em juros.


Cuidado com máquinas

As máquinas da roupa e da louça só devem ser usadas quando estiverem cheias ou no programa de meia carga. Além disso, convém escolher o programa de lavagem mais adequado e usar a temperatura mais baixa possível. Se lavar a louça ou a roupa à mão, encha o lava-louça ou o tanque de água, em vez de deixar a torneira a correr.


Na casa de banho

Tome duche em vez de banho de imersão e feche a torneira enquanto se ensaboa. E, já agora, também enquanto escova os dentes ou faz a barba (gasta metade da água). Se não tiver um autoclismo de baixo consumo, ajuste-o para o volume mínimo, regulando o mecanismo de enchimento. Se não for possível, ponha um tijolo no interior: gastará menos dois litros por descarga.



Fonte: http://jn.sapo.pt/paginainicial/Economia/interior.aspx?content_id=1063798

Estudo: Droga altera personalidade e afecta capacidade intelectual


O consumo crónico de estupefacientes, mesmo de drogas leves, provoca alterações permanentes de personalidade e deterioração das funções cognitivas.


A equipa, liderada pelo professor de Neuropsicologia Luís Maia, constatou que consumidores crónicos de drogas manifestam alterações de personalidade que os tornam mais irresponsáveis, mais irritáveis, impulsivos, egocêntricos e com tendência para cometer actos ilícitos, violência familiar e comportamentos de risco. No que diz respeito às funções básicas da mente, como a memória, atenção, concentração, os dados são ainda preliminares, mas remetem para um "forte indicador de prejuízo funcional nas capacidades intelectuais de toxicodependentes crónicos". Para o professor do departamento de Psicologia e Educação da UBI, é claro que "todas as drogas provocam um efeito nefasto sobre o cérebro e a mente humana". Mesmo as chamadas "drogas leves", como cannabis, haxixe, ácidos, MDMA, entre outras. "Se no debate sobre a despenalização das chamadas drogas leves e se nos programas de informação aos jovens todos estes dados fossem passados de forma clara e inequívoca, talvez as opiniões acerca de medidas de redução de risco como as Salas de Consumo Assistido, não fossem, por vezes, tão banalmente discutidas", considera. (Lusa, 13.01.09 )


domingo, 11 de janeiro de 2009

sábado, 10 de janeiro de 2009

The Mom Song (A canção da Mamã)

Este vídeo mostra a versão de "The Mom Song" de um grupo da Igreja norte-americana Northland Church. É um vídeo divertido em que uma senhora canta de uma forma super-rápida. A letra da canção tem como conteúdo tudo aquilo que uma mãe diz ao seu filho(a) num período de 24 horas. As letras são de Anita Renfroe e a música é a famosa Abertura da ópera "Guilherme Tell" de Rossini.


Mais de 300 “casamentos brancos” feitos em Conservatória de Gondomar


A Conservatória do Registo Civil de Gondomar terá efectuado num ano entre 300 e 400 casamentos brancos entre cidadãos de origem paquistanesa e mulheres portuguesas, para viabilizar a legalização de centenas de imigrantes.Os noivos muitas vezes conheciam-se no próprio dia da cerimónia e seria consumada pela responsável daquela conservatória, que hoje à tarde integra um grupo de 12 detidos apresentados pela Unidade Nacional Contra-Terrorismo (UNCT) da Polícia Judiciária no Tribunal Central de Investigação Criminal, em Lisboa.Este expediente era destinado a facilitar o processo de legalização de imigrantes daquela país asiático, e as mulheres aliciadas para celebrarem casamentos de conveniência seriam de origem muito humilde, recebendo em troca entre 500 e 2500 euros. A consumação da boda dava ao “noivo” acesso a passaporte português e a inerente livre circulação no Espaço Scheghen. No inquérito aberto no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) terão sido detectados indícios de que algumas portuguesas terão sido aliciadas para se deslocarem a países estrangeiros para participarem em “casamentos brancos”. E foi também verificado que em alguns casos os imigrantes ilegais paquistaneses se deslocavam a Gondomar provenientes de alguns países da Europa do Sul e também da Holanda e da Bélgica.

Rede dirigida por paquistaneses

A rede seria dirigida por indivíduos de nacionalidade paquistanesa e estaria dotada de capacidade para emitir documentos falsos, contratos de trabalho e documentos da segurança social, obtidos através de um funcionário deste departamento que estava colocado num serviço na zona de Lisboa. Os contratos de trabalho seriam assinados entre os imigrantes e várias empresas, umas fictícias e outras que terão sido adquiridas por cúmplices portugueses dos líderes da rede e que se encontravam em situação económica difícil. Nas buscas determinadas pelo juiz Carlos Alexandre, e que se prolongaram durante o dia de ontem, nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, foram confiscados documentos que reforçarão os indícios que levaram Helena Fazenda, procuradora da República do DCIAP, a emitir os 12 mandados de detenção. Associação criminosa para auxílio à imigração ilegal, corrupção e falsificação de documento são os crimes que a magistrada do Ministério Público imputa aos arguidos.

António Arnaldo Mesquita (Público, 10.01.09)


Fonte: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1355638&idCanal=62

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Blur - Parklife

Nevou na região do Porto

Neve no Estádio do Dragão, Porto - foto João Almeida

Finalmente a neve regressou à região do Porto! Foi pouca, mas deu para matar saudades.

Se quiserem visualizar uma galeria de fotos da queda de neve em diversas regiões do Norte e Centro do país, de leitores do site do Jornal de Notícias, cliquem aqui

Palestra: "Bem vindos à Nossa Terra", pelo Dr. Nuno Marques e Natasha Marjanovich

Natasha Marjanovic num curso de teatro para crianças


Tendo sido 2008 o Ano Europeu para o Diálogo Intercultural, o projecto "Bem Vindos à Nossa Terra" esteve hoje na nossa Escola , dia 9 de Janeiro, a pedido da professora Manuela Vieira, de Religião e Moral. O objectivo era cativar a atenção dos alunos para a temática das "Migrações e Interculturalidade", e julgo que o objectivo foi cumprido. Esteve presente a turma do 11ºJ.

Natasha Marjanovich e Nuno Marques fazem parte do Serviço Jesuíta aos Refugiados (SJR), e percorrem o país com a acção "Bem vindos à nossa terra". Tratou-se de uma pequena apresentação, realizada pelo Dr. Nuno Marques, sobre a população estrangeira que reside em Portugal e todos os dados inerentes ao tema foram abordados. A actriz Natasha Marjanovich, também ela uma imigrante da antiga Jugoslávia, teve um contributo muito interessante, retratando a vivência de uma imigrante que chega a Portugal e tem de passar por diversas etapas, não muito fáceis: arranjar casa, aprender a língua, arranjar emprego, processos burocráticos e enfrentar a solidão por estar num país estrangeiro, sem os seus familiares.



Gostaria que os alunos do 11ºJ partilhassem com todos nós o que acharam desta actividade. Gostaram? Até que ponto foi útil para a vossa formação?

Sites de interesse:
http://www.jrsportugal.pt/
http://www.acidi.gov.pt/modules.php?name=News&file=article&sid=1732


Excertos da peça "Ventos de Leste", interpretado por Natasha Marjanovic:

“...Eu saí no começo da guerra. Fui para casa de meus pais, em Belgrado. Sete anos depois, dá-se a intervenção da NATO. Chega!...Vou-me embora, (pensei)._mas...para onde é que eu vou?”
“...Ouvi falar de Lisboa, uma cidade romântica, bebem um bom vinho, comem muito marisco, não há guerra há tantos anos. Está decidido. Eu vou para Portugal!...”
“...Tínhamos acabado de chegar, trazendo connosco somente o essencial. A guerra é assim...expulsa as pessoas das suas casas e obriga-as a pôr dentro duma mala toda uma vida. Será que cabe?...”
“...Sou Natasha...”
“...Quando cheguei a Portugal, caí pela primeira vez em depressão. Não me apetecia fazer nada.
Eu sabia que cada começo é difícil. Mas quanto tempo demora este começo?...”
“Quando menos se espera, a campainha toca: _ ding, dong!
Era o porteiro do nosso prédio.
Trouxe um saco cheio de cerejas.
Duma forma tão simples, tão querida o Sr. Joaquim disse:
- Bem-vindos a Portugal!”

Natasha Marjanovic
Nasce em Jajce, Bosnia Herzegovina, em 1970. Forma-se na Escola Superior de Teatro de Belgrado. Cria uma Companhia de Teatro para crianças em Sava Centar, Belgrado. Escreve, encena e apresenta um reportório que, desde 2001 leva à cena em Escolas e Salas de Teatro em Portugal. Desde 2002 desenvolve junto de escolas, jardins-de-infância e associações sem fins lucrativos, aulas de teatro para crianças, onde trabalha regularmente.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

James - Sometimes (Top of the Pops)

Um dos grandes grupos dos anos 90: os James com "Sometimes" (álbum "Laid") uma das suas canções mais conhecidas, numa versão para o programa Top of the Pops.



O grupo retomou a sua actividade. Site oficial: http://www.wearejames.com/

A Troca - um filme realizado por Clint Eastwood


Vejam o trailer do filme que estreia hoje. "A Troca" é um filme de um melhores realizadores de cinema Clint Eastwood e conta com a interpretação de Angelina Jolie e John Malkovich. Baseia-se numa história verídica passada em Los Angeles em 1928 e tem a haver com a luta de uma mulher (Angelina Jolie) para que a polícia encontre o seu filho desaparecido.




Site oficial do filme: http://www.changelingmovie.net/

"Super Mario Salva a Princesa" - um vídeo de animação realizado por Seth MacFarlane

Um vídeo de animação (um dos mais visto em 2008 na Internet) com a famosa personagem dos jogos de vídeo super Mário a salvar uma princesa de um terrível dragão, mas que sai defraudado com a "ingratidão" da princesa. Um vídeo com humor, ou nem por isso?

“Rockets” disparados a partir do Líbano atingem o Norte de Israel


O conflito entre Israel e o Hamas (Faixa de Gaza) agrava-se com a entrada em cena do Hezbollah, a partir do Líbano. Assim, Israel passa a ter duas frentes de guerra. A situação começa a complicar-se e o conflito vai adquirindo contornos de uma guerra à escala regional. O Médio Oriente continua um barril de pólvora!...


Pelo menos três “rockets” disparados a partir do Líbano atingiram esta madrugada o Norte de Israel e fizeram vários feridos, segundo fontes militares israelitas. Os disparos atingiram a cidade israelita de Nahariya, oito quilómetros a Sul da fronteira com o Líbano, e outras três localidades. Um “rocket” caiu num edifício em Nahariya que os media israelita dizem ser um lar para idosos. O local foi, entretanto, evacuado. A agência Reuters fala em dois feridos, citando fontes médicas e policiais. Israel respondeu com disparos de artilharia em direcção ao Sul do Líbano. As forças israelitas têm estado em alerta máximo no Norte do país, receando ataques do Hezbollah. Segundo uma fonte militar francesa, em anonimato, a Finul (Força das Nações Unidas no Líbano) foi colocada hoje em "estado de alerta reforçado" depois do lançamento dos "rockets" sobre Israel. "Todas as suas unidades foram imediatamente destacadas para a sua zona de responsabilidade", a Sul do rio Litani. O objectivo é controlar a região e "interditar qualquer possibilidade de novos disparos de 'rockets'", salientou. Mas ainda não é claro se foram as guerrilhas do Hezbollah, do Líbano, - contra as quais Israel travou uma guerra em 2006 - ou palestinianas os autores dos disparos dos "rockets". Fontes do Hamas no Líbano negaram já qualquer envolvimento. Mais tarde, o Hezbollah garantiu ao Governo libanês que não está implicado no ataque a Israel, segundo o ministro da Informação, Tarek Mitri. No Líbano vivem mais de 400 mil refugiados palestinianos, segundo as Nações Unidas. Hoje a aviação israelita bombardeou a Faixa de Gaza e os tanques avançaram pelo território dominado pelo Hamas, numa altura em que aumentam as expectativas de um cessar-fogo, apoiado pelos Estados Unidos. Fontes médicas palestinianas actualizaram os números das vítimas da ofensiva israelita, que começou a 27 de Dezembro. Desde então já morreram 707 pessoas e 3100 ficaram feridas. (Público, 08.01.09)


terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Portugal vai ser atingido por uma vaga de frio até 10 de Janeiro

Mapa isobárico previsto para o dia 08/01/2009 à 01:00 h.

Como já deve ser do vosso conhecimento, os próximos dias vão ser bastante frios, especialmente durante as noites e início das manhãs. Estão previstas temperaturas mínimas para o Porto entre os 0º C e os - 2º C. Sem querer criar qualquer tipo de alarmismo, é bom saberem que o Instituto de Meteorologia emitiu alerta amarelo (3º nível de alerta) para todos os distritos do país, à excepção do distrito de Braga que está em alerta laranja (2º nível mais elevado de alerta).

Transcrevo de seguida informações dos sites do instituto de Meteorologia e da Protecção Civíl que podem ser úteis.

Devido a uma massa de ar polar inserida na circulação de um anticiclone localizado nas Ilhas Britânicas, prevê-se para o território do Continente, tempo frio com céu pouco nublado ou limpo durante a semana. Haverá formação de geada e registar-se-á uma descida gradual de temperatura, salientando-se que as noites vão ser muito frias, com valores negativos da temperatura mínima, em especial nas regiões do interior.



De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia, a situação nos próximos dias (até 10 JAN) caracterizar-se-á por tempo frio e seco, nomeadamente nos seguintes parâmetros:
  • Descida das temperaturas, em especial da mínima para valores que em vários locais podem ser negativos;


  • Vento fraco, soprando moderado a forte nas terras altas (aumentando assim o desconforto térmico);


  • Formação de gelo ou geada;


  • Ausência de precipitação até 6ªfeira (09 de Janeiro), sendo possível a partir desse dia a ocorrência de aguaceiros fracos que poderão ser de neve acima dos 500 metros.

As temperaturas mínimas, conjugadas com o vento moderado a forte nas terras altas, poderão provocar a sensação de um aumento do desconforto térmico nas populações, exigindo cuidados acrescidos para os grupos mais vulneráveis, nomeadamente sem-abrigo, crianças e idosos. Também nas estradas com pouca incidência de raios solares poder-se-á verificar formação de gelo

Face ao exposto, a ANPC recomenda à população a tomada das necessárias medidas de precaução com especial atenção:



  • Mantenha-se atento às informações da Meteorologia e às indicações da Protecção Civil transmitidas pelos órgãos de comunicação social.


  • Use várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evite as roupas muito justas ou as que o façam transpirar.


  • O ar frio não é bom para a circulação sanguínea. Evite as actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço.


  • Se suspeitar que você ou alguém que o rodeia está com hipotermia ligue imediatamente para o 112.


  • O consumo excessivo de electricidade pode sobrecarregar a rede originando falhas locais de energia. Procure poupar energia, desligando os aparelhos eléctricos que não sejam necessários. Tenha à mão lanterna e pilhas, para o caso de faltar a luz.


  • Aumento do número de acidentes de viação, devido à existência de piso escorregadio motivado pela eventual formação de gelo.


Recomendações para o aquecimento do lar:


  • Tenha cuidado com as lareiras. Em lugares fechados sem renovação de ar, a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, um gás letal.


  • A combustão liberta gases tóxicos – não se esqueça que a ventilação é muito importante; se utiliza aquecedores desligue a garrafa de gás quando tiver de a substituir;


  • Evite secar roupa no aquecedor;


  • Afaste o aquecedor de cortinados, tecidos ou mobílias;


  • Não se aproxime muito do aparelho;


  • Se utiliza lareiras, use um resguardo próprio para evitar que quaisquer faúlhas saltem para fora;


  • Tenha um anteparo fixo para impedir uma possível queda de pessoas para o seu interior, especialmente crianças ou idosos;


  • Nunca use petróleo, gasolina ou álcool para atear a lareira;


  • Mantenha a chaminé sempre limpa;


  • Se ocorrer um incêndio na chaminé, chame imediatamente os bombeiros. (Autoridade de Protecção Civil)

Fonte: http://www.proteccaocivil.pt/Pages/Noticias.aspx?NoticiaId=319

Alanis Morissette - Offer

Um videoclip com legendas em português (do Brasil) que dá que pensar. Por exemplo, nas prendas que temos todos os dias e nem vemos... e na felicidade que é ter amigos e família com quem compartilhar o nosso caminho. Arrepia... e dói muito ver estas imagens.

Aviso:
O vídeo contém algumas imagens que podem chocar pessoas mais sensíveis (mas é a realidade nua e crua).

domingo, 4 de janeiro de 2009

The Walkmen - In the New Year

Vem mesmo a propósito! Fiquem com os The Walkman e a canção "In the New Year" do álbum de 2008 "You & Me". Este vídeo tem imagens do filme clássico do expressionismo alemão de 1922 "Nosferatu".

A maior central fotovoltaica do Mundo, na Amareleja, já está a funcionar em pleno


A maior central fotovoltaica do mundo, com uma capacidade instalada de 46,41 megawatts (MW) pico e 35 MW de potência de injecção na rede, começou hoje a produzir em pleno, num investimento de 237,6 milhões de euros para produzir energia "limpa" para a rede eléctrica nacional durante 25 anos.
A central está instalada num terreno com cerca de 250 hectares, perto da vila de Amareleja (Baixo Alentejo), considerada a "terra mais quente de Portugal", e irá produzir cerca de 93 mil MW de energia por ano, o suficiente para abastecer 30 mil habitações. A energia produzida vai ser injectada na subestação de Alqueva.
Sem custos de fuel ou emissões, a central, por cada 90 mil MW de energia produzida, vai permitir poupar 152 mil toneladas de emissões de gases de efeito de estufa (CO2) em comparação com uma produção equivalente a partir de combustíveis fósseis.

A Central Solar Fotovoltaica de Amareleja, projecto de referência mundial na área das energias renováveis vai ser a quarta instalação do género no Baixo Alentejo, depois da Central Solar de Energia Fotovoltaica de Serpa, do Parque Solar de Almodôvar (2,15 MW) e da Central Solar de Ferreira do Alentejo (1,8 MW). (Blogue Amarelejando, 23.12.08)


Fonte: http://amarelejando.blogs.sapo.pt/

Mais um facto que enche de orgulho todos os portugueses.

Corte do gás russo `a Ucrânia estende-se à Bulgária e ameaça outros países


O fluxo do gás russo para a Bulgária foi reduzido hoje reduzido, num novo sinal de que a decisão da Rússia de isolar a sua vizinha Ucrânia por divergências sobre preços do produto afectaria o fornecimento a alguns dos países membros da União Europeia.

A operadora do serviço de gás na Bulgária, a Bulgargaz, uniu-se a empresas do sector na Polónia, Roménia e Hungria na comunicação de falhas no fornecimento, embora o principal gasoduto que atravessa a República Tcheca em direcção à Alemanha - a principal economia da Europa - esteja a operar normalmente.
A Rússia acusou a Ucrânia de furtar gás que se destina a outros países da Europa, mas na capital ucraniana, Kiev, a estatal de energia Naftogaz reagiu dizendo que a empresa russa que detém o monopólio da exportação de gás, a Gazprom, reduziu por conta própria o fornecimento para a Europa e está a utilizar «chantagem energética». A Gazprom suspendeu o fornecimento à Ucrânia no dia 1, afirmando que o país não pagou as suas contas de gás e que as negociações sobre os preços do produto em 2009 tinham fracassado.
Três anos depois de uma disputa semelhante ter provocado a interrupção do fornecimento, o receio dos europeus de que o fluxo de gás seja cortado no pior momento do Inverno tornou-se novamente realidade.
A União Europeia, que obtém um quinto do seu gás através de gasodutos que atravessam a Ucrânia, disse que convocará uma reunião de emergência em Bruxelas para abordar a crise na segunda-feira e exigiu que seja mantido o transporte do gás e que os contratos de fornecimento sejam honrados.
«As relações energéticas entre a UE e seus vizinhos devem ser baseadas na confiança e previsibilidade», disse sexta-feira em comunicado a presidência dos 27, actualmente a cargo da República Checa.
As interrupções no fornecimento provavelmente vão prejudicar as tentativas dos russos de se apresentarem como fornecedores estáveis de energia e aumentar a preocupação com a possibilidade de que Moscovo esteja a tentar intimidar os seus vizinhos, apenas cinco meses depois da guerra da Rússia com a Geórgia.
O presidente ucraniano, Viktor Yushchenko, irritou o Kremlin ao tentar aderir à aliança militar ocidental, a NATO.

A Europa, que vive temperaturas extreammente baixas durante a noite, tem gás suficiente em stock para enfrentar a situação sem precisar de depender do fornecimento russo por vários dias, mas pode passar por dificuldades se os problemas durarem semanas, dizem analistas. O CEO da Bulgargaz, Dimitar Gogov, disse que os nível dos fornecimentos não baixou até um ponto crítico, mas novas reduções poderão forçar a empresa a introduzir limitações ao consumo.
A Naftogaz, da Ucrânia, afirmou em um comunicado que a Rússia é responsável pela queda no suprimento para a Europa e pediu a Moscovo que retome imediatamente as conversações. (Diário Digital, 03.01.09)

A guerra na Faixa de Gaza vista por Pat Bagley


Ofensiva terrestre na Faixa de Gaza já matou 30 palestinianos


Foto: Baz Ratner/Reuters

Mais de 200 feridos

A ofensiva terrestre israelita lançada ontem à noite na Faixa de Gaza já causou a morte a, pelo menos, 30 palestinianos e fez mais de 200 feridos, segundo fontes hospitalares palestinianas. Tanques israelitas e aviões militares continuam a lançar bombas sobre posições suspeitas palestinianas, enquanto o Hamas responde com "rockets" e disparos de morteiro. Entre os mortos estão 17 civis, incluindo mulheres e crianças, informou Mouawiya Hassanein, chefe dos serviços de urgência palestinianos. Pelo menos 20 palestinianos foram mortos em Jabalya e Beit Lahiya, uma das zonas por onde entraram ontem à noite as forças terrestres israelitas, dois perto de Khan Younes, três em Raffah, no Sul do território, e cinco na cidade de Gaza. Neste ataque, esta manhã numa zona comercial de Gaza, morreram cinco pessoas e 40 ficaram feridas. O raide aéreo sobre Khan Younes visou um importante líder do braço militar do Hamas, Jihad Hamdan, que ficou gravemente ferido, segundo a AFP. Uma médica do Crescente Vermelho dum hospital em Gaza descreveu à Reuters aquilo que considera um pesadelo. "Os civis estão a ser mortos... explosões estão a atingir pessoas (...). Todos estão aterrorizados". A estação de televisão Al-Jazeera, com uma correspondente no hospital Shifa em Gaza, avança que os médicos tentam fazer o melhor que podem com escassos recursos e perante o aumento do número dos feridos. A jornalista comenta que o cenário é caótico, com os médicos a tratar dos doentes no chão. Desde o início dos ataques israelitas a 27 de Dezembro já morreram 485 palestinianos. Segundo o site do “Jerusalem Post”, o Hamas disparou esta tarde vários “rockets” sobre as cidades israelitas de Sderot, Ashkelon e Ashdod. Uma mulher ficou ligeiramente ferida em Sderot. Ao longo de todo o dia de hoje, o Hamas terá disparado sobre Israel 25 "rockets". Do lado israelita, o Exército refere 32 soldados feridos desde o início da ofensiva terrestre. Quatro israelitas mortos é o balanço desde que começaram os ataques, a 27 de Dezembro.

Território "cortado" ao meio


Desde ontem à noite, os tanques e soldados israelitas cortaram, virtualmente, ao meio Gaza, um território onde vivem 1,5 milhões de pessoas, e hoje posicionaram-se às portas da cidade de Gaza. A aviação israelita atingiu dezenas de alvos, incluindo túneis de contrabando de armas e depósitos de armas. Mas o porta-voz do braço armado do Hamas, Abu Ubaida, disse hoje que as tropas israelitas enfrentam ou a morte ou a captura. "O inimigo sionista deve saber que a sua batalha em Gaza é uma batalha perdida", disse Abu Obeida. "A batalha só agora começou e o inimigo deve sofrer as consequências", disse hoje Obeida à estação de televisão com sede no Qatar, Al-Jazeera. O Hamas disse hoje ter sequestrado dois soldados israelitas mas o Exército israelita negou a informação. Na Faixa de Gaza, as populações estão escondidas nas suas casas há dias e as agências humanitárias alertaram que se estão a esgotar os alimentos, a água e os medicamentos. (Público, 04.01.09)



Mais uma guerra no Mundo, mais uma guerra no Médio Oriente, mais uma guerra no conflito israeloárabe, que é na verdade um dos conflitos mais difíceis de resolver em todo o Mundo. Voltaremos, infelizmente, ao assunto.